Notícias

Bem vindo ao site de contabilidade da Castro & Melo

Área do Cliente

Área do administrador

Confiança dos consumidores de classe baixa é a que mais cai em março

A confiança do consumidor de duas das quatro faixas de renda pesquisadas pela FGV (Fundação Getulio Vargas) caiu em março deste ano.

Fonte: InfoMoney

Roberta de Matos Vilas Boas

A confiança do consumidor de duas das quatro faixas de renda pesquisadas pela FGV (Fundação Getulio Vargas) caiu em março deste ano. O destaque ficou com a população com renda de até R$ 2,1 mil, cujo indicador recuou 1,6% e, de outubro de 2008 a março deste ano já acumula uma queda de 17,8%.

As duas faixas de renda que apresentaram alta na confiança no terceiro mês do ano foram aquelas cujos ganhos estão entre R$ 2,1 mil e R$ 4,8 mil, na qual o índice subiu 4,7%, e com ganhos acima de R$ 9,6 mil, com alta de 1,1%.

Confiança dos consumidores
Em março, a confiança do consumidor brasileiro apresentou queda de 0,7%, atingindo o menor nível da série, de acordo com o Índice de Confiança do Consumidor, divulgado na quinta-feira (26) pela FGV.

Neste mês, foi possível observar que a população está pessimista, apresentando uma queda no índice de confiança, de acordo com a tabela abaixo:

Renda Variação/março Variação/acumulado entre out/2008 e mar/2009
Até R$ 2,1 mil -1,6% -17,8%
Entre R$ 2,1 mil e R$ 4,8 mil 4,7% -9,2%
Entre R$ 4,8 mil e R$ 9,6 mil -1,6% -12,1%
Acima de R$ 9,6 mil 1,1% -17%
Fonte: ICC/FGV

São Paulo
O estudo aponta ainda que, na capital paulista, o ICC teve queda menor que a média brasileira. Neste mês, o índice caiu 0,4%, ante média brasileira de -0,7%. Entre outubro de 2008 e março de 2009, o ICC paulista apresentou decréscimo de 15,1% (no Brasil, foi de -13,7%).

Em contrapartida, no Rio de Janeiro o índice de março apresentou alta (0,9%), mas, no acumulado entre outubro do ano passado e o terceiro mês de 2009, registrou a maior queda (-15,4%).