Notícias

Bem vindo ao site de contabilidade da Castro & Melo

Área do Cliente

Área do administrador

O Planejamento Estratégico e a experiência com o cliente

O Planejamento Estratégico aponta o caminho que deve seguir os negócios de uma organização.

Autor: Gustavo ZanottoFonte: Mundo do Marketing

Planejar antecipadamente todo um projeto seja ele digital ou não, é fundamental para que possamos medir os resultados e retornos do investimento de nosso cliente e assim ter a certeza de alcançar os objetivos propostos. Mais do que executar um bom projeto digital é preciso antes de tudo planejar. Planejar de que forma devemos estruturar e apresentar este projeto digital, planejar como serão entregues todas as informações para o usuário do site, planejar como realizar transações comerciais eficientes através do site.

Vamos entender agora um pouco sobre o que é planejamento estratégico. O planejamento estratégico independente do tamanho e estágio de desenvolvimento de uma empresa passa a compreender todas as oportunidades oferecidas de negócios no mercado que a empresa esta envolvida, o planejamento estratégico faz um estudo de pontos fortes e fracos das empresas e identifica a melhor estratégia para satisfazer todos os objetivos perseguidos pela empresa.

O Planejamento Estratégico aponta o caminho que deve seguir os negócios de uma organização. Ajuda a enfrentar a concorrência mais de perto, a estar sempre um passo mais a frente e a focar os recursos de forma racional para conseguir vantagens competitivas. Claro que precisamos afirmar que existem diferenças entre um processo de planejamento para diferentes ramos de negócios, mas para todos existem propriedades comuns. É extremamente importante que em todo projeto estratégico tenhamos a participação de todos os representantes da organização, senão, ao menos os mais ativos no processo de decisão.

Mas e para o cliente? Fica claro a importância de se trabalhar o planejamento estratégico e com isso elaborar ações estratégicas? Na maioria das vezes, quando apresentamos propostas de planejamento estratégico para um cliente, sempre vem a pergunta do por que investir neste trabalho. Empresas conscientes e focadas em resultados já praticam seu planejamento interno e para essas empresas, planejar estrategicamente uma ação digital é de suma importância e a contratação de uma empresa especializada neste assunto passa a ser fundamental para a execução de um excelente trabalho.

Hoje a maioria das empresas não conhece ou nunca praticaram um planejamento para projetos que envolvam internet. Sendo assim, a desconfiança e o medo de “gastar” em algo que não dominam é o principal problema enfrentado por profissionais de planejamento. Planejamento atualmente é essencial para os projetos e apresentar isto ao cliente passa segurança de seu projeto ser entregue no prazo estabelecido, por exemplo.

Portanto, para o cliente o planejamento estratégico deve ser entendido como um facilitador para novos negócios, não deixar que seu concorrente aumente sua fatia do mercado, competir de igual para igual, reduzir a curva de aprendizagem, a famosa expressão "Tentativa e Erro" e assim maximizar as chances de sucesso e minimizar riscos. Os resultados serão: uma visão mais clara do negócio, uma visão melhor dos processos de negócios, objetivo estratégico a ser atingido, métricas alinhada a estratégia e claro um plano financeiro muito bem estabelecido.