Notícias

Bem vindo ao site de contabilidade da Castro & Melo

Área do Cliente

Área do administrador

Cartilha destaca a importância da gestão do conhecimento

Com exemplos práticos de gestão, o informativo mostra que o conhecimento é recurso chave para a competitividade de qualquer negócio.

Fonte: Portal SebraeTags: empresarias

Para sensibilizar o empreendedor sobre a importância da gestão do conhecimento, o Sebrae lança uma cartilha em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) sobre o tema. Com exemplos práticos de gestão, o informativo mostra que o conhecimento é recurso chave para a competitividade de qualquer negócio. Esse tipo de gestão visa organizar de forma estratégica os conhecimentos, tanto dos colaboradores quanto externos, fundamentais para o sucesso do negócio.

“Conhecimento é fundamental para a competitividade de qualquer negócio, independentemente do seu porte. Gestão do conhecimento é um processo de criação, captura, armazenamento, disseminação, uso e proteção do conhecimento importante para a empresa”, explica a analista técnica da Unidade de Capacitação Empresarial do Sebrae, Alessandra Cunha.

A cartilha está disponível em versão on-line na página do Sebrae e no início de 2011 será impressa para distribuição nos estados. A publicação conta a história de Aroldo, jovem empresário de uma pequena indústria de móveis que, passando por dificuldades no seu negócio, pede ajuda ao seu padrinho, Dorival, experiente empresário de uma pequena fábrica de sapatos que utiliza a gestão do conhecimento para garantir a competitividade do seu negócio.

O conceito adotado pela cartilha é de que a micro e pequena empresa precisam estar sempre atentas a tudo que diz respeito aos seus negócios, tanto os fatores externos como os internos. Segundo a cartilha, inicialmente é necessário identificar quais são os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que as pessoas precisam ter ou desenvolver para atender seus objetivos. Os empreendedores têm de ser estimulados a compartilhar esse manancial informativo e a interagir, pois quando existe troca, há possibilidade de gerar aprendizado e, assim, novos conhecimentos.

Um exemplo de Gestão do Conhecimento, conforme a cartilha, é monitorar continuamente os concorrentes para identificar o que eles estão fazendo e o que pretendem fazer. É importante saber o que há de novo no mercado e quais são as tendências para o negócio. Essas informações servem de apoio à tomada de decisão.