Notícias

Bem vindo ao site de contabilidade da Castro & Melo

Área do Cliente

Área do administrador

Gestão de tempo: como aumentar sua produtividade

Para que a sua produção aumente ao longo do tempo, precisará fazer algumas coisas que estão ao seu alcance. Dormir bem e se alimentar corretamente é uma delas e, por mais que pareça clichê, há quem se distancie disso.

Pense o seguinte: se colocarmos, lado a lado, duas pessoas para fazer uma Pintura Epóxi. Uma delas bem hidratada, com sono em dia, etc. e a outra sem isso, qual terminará mais rápido? A primeira, claro! Mas para entender melhor sobre o tema, vem com a gente!

Durma o suficiente

O sono melhora sua cognição e concentração, levando ao aumento da produtividade e, consequentemente, a uma melhor gestão do tempo. Enfim, haverá desempenho fantástico.

Quando você dorme pelo menos 7 horas por noite, suas habilidades de resolução de problemas e memória avançam a níveis incríveis e você termina tudo em menos tempo. Isso é tão fundamental quanto um Rack outdoor para o setor da tecnologia.

Levante cedo

A maioria das pessoas acorda entre 6h e 7h30. Mas por que não começar, digamos, às 5h? Começar tão cedo garante que você esteja, pelo menos, uma hora à frente de todos.

Então, terminará seu dia de trabalho antes e, mais importante, chegará quando quase ninguém estiver por perto para distraí-lo. No entanto, lembre-se de que acordar cedo não é para todos. Essa gestão de tempo precisa ser feita alguns dias antes para acostumar seu corpo e mente.

Mas pode ser que trabalhe em uma empresa de Servomotor, por exemplo, e não tenha a possibilidade de entrar antes. Desta forma, tente fazer um exercício ou tenha mais tempo para alimentar-se.

Exercício

Assim que você acordar, reserve um tempo para se exercitar. Isso ajuda seu corpo e seu cérebro a ficarem mais alerta e energizados. Com isso, é mais provável que se concentre em seu trabalho e, portanto, seja mais produtivo.

Na verdade, esses poucos minutos ‘mexendo o corpo’ ajuda no desempenho e, por isso, muitas empresas tomaram medidas para incluir a ginástica laboral. Isso ajuda não só no trabalho, mas em um serviço de casa, como instalar uma Porca Gaiola. Pode não parecer, mas com a consciência e os músculos fortes, tudo fica mais fácil.

A gestão de tempo também passa pelo planejamento das refeições

As refeições são uma parte importante do seu dia de trabalho e planejá-las com antecedência ajuda a economizar o tempo que gastaria pensando no que quer comer quando o almoço estiver próximo.

Embora haja muitas pesquisas científicas que apoiem a ligação entre nutrição e produtividade no local de trabalho, manter uma dieta saudável durante o trabalho nem sempre é tão fácil quanto recomendável. Confira seus cardápios diários e isso evitará o estresse, a alimentação ruim, etc.

Coma seu café da manhã

Muitas pessoas pulam o café da manhã – apesar de ser talvez a refeição mais importante do dia. Um café da manhã equilibrado ajuda a acumular energia pela manhã para começar bem o dia – e isso gera trabalho mais eficaz.

Considerando que tudo o que se come se transforma em energia, ao comer logo pela manhã, você obtém um aumento imediato dessa característica. Pular o café da manhã pode ter muitos efeitos negativos, como diminuição da memória de curto prazo e falta de concentração.

Beba muita água

Pode parecer estranho falarmos de alimentos e água quando o título é gestão de tempo. Mas tudo isso é necessário para que o equilíbrio entre corpo e mente seja perfeito.

Lembre-se: nosso cérebro tem 85% água. E se essa porcentagem de água cair muito, você perderá várias de suas habilidades cognitivas. Você se torna menos focado, menos alerta e menos propenso a ser produtivo.

As descobertas de um estudo recente mostram que a hidratação adequada tem um efeito positivo no humor e na atenção individual, enquanto a desidratação tem diminui a memória de curto prazo e a concentração.

Mas, bebendo cerca de 2 litros diários, garante-se que estará sempre totalmente hidratado e focado ao máximo. Dito isso e com os softwares corretos de gestão de tempo, como o Trello e o conceito Pomodoro, por exemplo, não há como se perder.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais