Notícias

Bem vindo ao site de contabilidade da Castro & Melo

Área do Cliente

Área do administrador

Plataforma digital do governo federal ampliou declarações de IR este ano

Por meio do portal gov.br, mais de 2,69 milhões de brasileiros acertaram as contas com o Leão. O número é quase 10 vezes maior do que o registrado no ano passado. s contribuintes utilizaram a Declaração Pré-preenchida do Imposto de Renda, que traz mais comodidade, agilidade e segurança ao processo

O pré-preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2022 (IRPF) teve um crescimento de quase 1.000% em relação ao ano passado. Mais de 2,69 milhões de pessoas utilizaram o Gov.br, com os níveis de segurança ouro e prata, para terem acesso à facilidade.

Em 2021, pouco mais de 286 mil declarações foram preenchidas com a funcionalidade. O Gov.br é a plataforma de relacionamento do governo federal com o cidadão. Este ano, a novidade esteve disponível em todos os canais de entrega do IRPF pelos contribuintes, democratizando o acesso ao pré-preenchimento.

De acordo com a Receita Federal, mais de 36,3 milhões de declarações foram enviadas, superando as expectativas em relação ao ano passado, quando o Fisco contabilizou 34 milhões de documentos encaminhados. O prazo de entrega da declaração começou no dia 7 de abril e terminou às 23h59 da última terça-feira (31/05).

“Esse número superou um pouco a nossa expectativa inicial. Como fazemos todos os anos, procuramos inovar com tecnologia, a fim de ter um processamento mais célere, mais eficiente, mais seguro”, destacou o secretário especial da Receita Federal, Julio Cesar Vieira Gomes.

O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, ressaltou que a Receita Federal foi um dos primeiros órgãos do governo a começar a digitalizar seus serviços no Gov.br.

“Hoje, todos os 175 serviços da Receita Federal são digitais e estão disponíveis no Gov.br para facilitar a vida do contribuinte. A declaração pré-preenchida é um desses serviços que, com o Gov.br, democratizou o acesso do contribuinte ao preenchimento automático dos dados em todas as multiplataformas para o envio do Imposto de Renda. Todo esse resultado é prova de que estamos no caminho certo para combater a burocracia, promover a transformação digital do Estado e a melhoria estrutural da Administração Pública.”, enfatizou Paes de Andrade.