Notícias

Bem vindo ao site de contabilidade da Castro & Melo

Área do Cliente

Área do administrador

Importância da integração entre classe contábil e Juntas Comerciais é tema de reunião

O presidente do CFC agradeceu ao grupo pela visita, ressaltando que “as Juntas Comerciais são modelos de serviço de qualidade, importantes para o desenvolvimento do nosso país e grandes parceiras dos profissionais da contabilidade”.  

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, recebeu, na última quinta-feira (3), na sede do CFC em Brasília/DF, representantes das Juntas Comerciais dos Estados da Bahia/BA, de Goiás/GO, da Paraíba/PB e do Paraná/PR. Na ocasião, as lideranças falaram sobre a importância da integração entre as Juntas e a classe contábil brasileira, assim como outras pautas de interesse das entidades.

O presidente do CFC agradeceu ao grupo pela visita, ressaltando que “as Juntas Comerciais são modelos de serviço de qualidade, importantes para o desenvolvimento do nosso país e grandes parceiras dos profissionais da contabilidade”.

A sinergia entre as Juntas e a classe contábil impacta diretamente a economia do país, como explicou o vice-presidente Sul da Federação Nacional de Juntas Comerciais (Fenaju) e presidente da Junta Comercial do Paraná, Marcos Rigoni: “97% dos usuários das Juntas Comerciais são profissionais da contabilidade e todas as empresas estão nas mãos dos contadores. Todas as empresas, para serem legalizadas, têm que passar pelas Juntas Comerciais. Então, a economia só vai girar e só vai rodar a partir de as empresas estarem estabelecidas nas Juntas Comerciais”, afirmou.

A vice-presidente da Fenaju e presidente da Junta Comercial da Paraíba, Gregória Benário, explicou que esses órgãos têm um papel importante não apenas na abertura de empresas e na velocidade desse processo – com duração de menos de 24 horas atualmente –, como também desenvolve um trabalho pela melhoria de negócios. A profissional ainda ressaltou o papel estratégico dos profissionais da contabilidade nessa dinâmica. “O contador é a ponte direta com o empresário e com a Junta Comercial. É através do contador que se consegue, de fato, ratificar, ter todo o trâmite rápido, ágil e de forma bastante segura”, ressaltou.

A diretora Institucional da Fenaju e presidente da Junta Comercial da Bahia, Marise Chastinet, também citou a integração entre as Juntas e a classe contábil. “Nós temos uma parceria grande com os contadores. Nós precisamos dos contadores para acelerar o processo de abertura de empresas, assim como os contadores precisam das Juntas Comerciais para dar esse suporte, esse apoio e acelerar esse processo.

A reunião ainda contou com a presença e as contribuições do vice-presidente da Junta Comercial de Goiás, Francisco Canindé Lopes.